O futebol evoluiu muito nos últimos anos e não só de treino tático e técnico as equipes se utilizam para o sucesso de seus jogadores. A correta utilização das ferramentas da psicologia passou a ser parte importante no cenário competitivo da modalidade.
Nesse caminho, o Esporte Clube Comercial de Campo Grande começa um trabalho revolucionário no futebol de Mato Grosso do Sul, com a montagem de uma equipe de psicologia, comandada pelo profissional Magno Brasil, que anteriormente (2010) já atuou, com a equipe profissional do clube.
Para a construção de mecanismos que surtam efeito junto ao elenco, foi construída uma parceria com a Faculdade Estácio de Campo Grande, especificamente nesse assunto, com a presença da Coordenação de Psicologia, onde os acadêmicos da matéria, atuarão sob a orientação da Professora Maísa Colombo Lima no levantamento prévio da situação de cada jogador através de entrevistas pessoais, depois o grupo apresenta os resultados e os caminhos para a solução de eventuais problemas que possam existir. Nesse trabalho estão os acadêmicos: Dyueinis Vilela, Fabiula Silva, Issac Souza, Kathia Magalhães e Lauany Leão.
“Dividimos o trabalho em duas áreas distintas: os acadêmicos farão um trabalho de pesquisa extensionista e intervenção através de dinâmicas de grupo e rodas de conversas. Isso alivia a atenção e a ansiedade”, explica Magno Brasil. “A parte clínica eu farei, e isso já está bastante avançado e tem proporcionado ganhar a confiança do grupo”, complementa.
A psicologia visa orientar a pessoa na resolução de suas dificuldades de vida e ajuda-las a encontrar as respostas a esses problemas, oportunizando a autorreflexão e o desenvolvimento pessoal.
Já a clínica, de modo geral, o psicólogo trabalha em conduzir sessões de terapia individual ou em grupo, oferecendo apoio emocional, desenvolvendo planos de tratamento personalizados e oferecendo orientações para promover o bem-estar psicológico dos pacientes.
Um dos trabalhos desenvolvidos é diminuir o impacto da distância dos pais. O atleta sai de casa e se insere em um ambiente totalmente novo, com outras pessoas e rotinas diferentes. Nessa ação, Magno Brasil já tem um trabalho muito interessante, fazendo inclusive o contato via WhatsApp, facilitando essa interação clube x família.
O sucesso desse trabalho já está latente no ambiente de treino, onde os atletas se ajudam na tarefa diária do alojamento, interagem nos treinos táticos e técnicos e nos jogos, entendendo a importância de confiar naquele jogador ao seu lado. A psicologia está construindo um grupo colorado vencedor.