O Esporte Clube Comercial de Campo Grande é a terceira marca mais vista e conhecida do futebol Sul-Mato-Grossense. Dessa forma, foi elaborado um programa de recuperação dessa marca, baseado em alguns pilares:
1 – Resgate das marcas antigas e a recuperação de antigos torcedores.
O EC Comercial teve em anos anteriores uma forte participação na colônia paraguaia, por sua cor vermelha (ROJO) e nesse sentido buscar essa identidade faz parte do trabalho da Diretoria. Em outra ação, o resgate de símbolos como o sacy, a vila olímpica e o escudo com as cinco faixas verticais. A utilização do uniforme com a camisa vermelha, calção branco e meias vermelhas fará parte dessa parte do projeto.
2 – Fixação de um local apropriado para desenvolver suas atividades do futebol.
Os clubes de futebol da capital sofrem com a ausência de um local apropriado para suas atividades. O Comercial após perder sua sede na Rua Brilhante, vagou sem rumo por vários locais, e agora, com uma parceria com o Tênis Clube, passa a ter uma identidade localizada, com 4 casas que servirão de alojamento, um campo oficial e um campo suíço, academia, cozinha, salão de festas, quadra de areia e piscina.
3 – Ser um clube formador.
O melhor produto de um clube de futebol são seus jogadores. Assim, um planejamento diferenciado, onde a formação seja uma busca incansável desde a entrada dessa criança na escolinha, até a observação de outros atletas nos mais distantes municípios de MS, integram ações que ao longo do tempo dará uma tranquilidade financeira ao clube. Hoje funcionando as equipes do Sub 13, 15 e 17, em treinos diários nos colocam a frente de nossos concorrentes.
“Começamos o trabalho com a montagem de uma Comissão Técnica com perfil que tínhamos formatado. Um padrão de jogo e treinamentos em nossas categorias será mantido em toda a cadeia de produção. Logo teremos bons atletas para colocar no mercado” expõe Ari Portugal, Diretor de Futebol do ECC.
4 – Sustentabilidade.
O futebol é uma atividade muito cara e de resultados a longo prazo. Nesse sentido o clube está buscando parceiros e financiadores de todas as ações que planejou e pretende realizar.
Em um primeiro momento um projeto foi apresentado a vários empresários locais e que possuem condições de dar uma parcela de contribuição tendo um retorno de visibilidade de sua marca. No próximo momento será lançado uma novidade, que é a criação de um núcleo de investimento, onde a venda de jogadores trará um retorno financeiro a esses investidores.
Assim, o clube deixa de utilizar aquela velha frase: “ajudar” trocando por “participar”.
5- Ocupação da área cedida pelo Poder Público com a construção do CT – Centro de Treinamento.
Um sonho não se transforma em realidade de uma hora para outra. E a construção de um Centro de Treinamento é uma busca sem limites para a Diretoria do Comercial. A área, já cedida pela Prefeitura de Campo Grande está em fase final de documentação, após isso, várias atividades marcarão a retomada de uma casa verdadeiramente sua, desde o lançamento da pedra fundamental (tradição) até a construção de um muro ao redor da área.
“O Clube viveu alguns anos bem difíceis, com um sonho baseado em promessas e isso causou uma desilusão enorme, além do prejuízo financeiro. Hoje vivemos uma fase de planejamento e execução centrados naquilo que é possível fazer. Exemplo disso é a escolinha que estamos implantando em alguns polos, que trarão uma parte financeira importante, mas, trará junto novos torcedores. Estou muito confiante no sucesso do projeto”. Afirma Claudio Munin Barbosa, Presidente do Clube.
Complementando todas as ações, o clube aproxima parcerias com o Palmeiras, Ituano, Mirassol, Cuiabá e Paysandu.